OBESOS E PRECONCEITO RESOLVA AGORA

terça-feira, 17 de abril de 2012

COMO É DESENCADEADA A FOME E O DESEJO DO COMER ALÉM DA CONTA POR INFLUÊNCIA DE FATORES FISIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS, CULTURAIS E SOCIAIS – ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA.

Quando você está com fome, você come. Parece que é um processo simples e direto, mas a realidade é que o motivo da fome é influenciado por fatores biológicos, psicológicos, culturais e sociais. Um elemento por si só não faz você sentir fome; vários fatores trabalhando juntos desencadeiam o motivo para comer. A homeostase contribui regulando o metabolismo e a digestão via suprimentos de monitoramento necessários para produzir nutrientes, enquanto sensores de saciedade (como encontrado pela primeira vez em relação à sede) servem como postos de vigia configurados para detectar quando os suprimentos estão a caminho. Em um nível mais abstrato, a influência externa e rituais culturais específicos, algumas vezes podem estimular seu desejo de comer, através de recordações de como certos alimentos ou celebrações que fazem você se sentir eufórico. Uma das razões principais para você sentir a fome é que seu corpo manda uma mensagem que é para sentir fome. Muito parecido com o processo de uma mulher que se tornou recentemente mãe e aprende a distinguir o choro de seu bebê conforme sente fome, chora porque está desconfortável, e gritos de quando está doente, uma pessoa que está "em sintonia" com seu corpo aprende a diferenciar a fome e episódios nervosos. Se você ouvir o seu corpo, e se você ignorar os sinais que seu corpo emite, os sinais continuarão ocorrendo e se você não se alimentar ocorrerá a fraqueza física e a letargia, por exemplo. Enquanto toda esta ação tem lugar no exterior, um tipo diferente de ação interna é responsável por aquilo que eventualmente produz as dores da fome que você experimenta.  Para que as células funcionem adequadamente, os nutrientes devem ser disponibilizados. Este é o objetivo primário de digestão. Alimentos entram, dividem-se em compostos mais simples, e são reciclado em formas concentradas de energia. A glicose ou o açúcar primário encontrado no sangue, é uma fonte principal de energia para o cérebro e pode ser regulado, quer por sua obtenção a partir do fornecimento armazenado no fígado de ou pela ingestão de alimentos. Agora que você sabe que está com fome, você se alimenta e como você sabe quando você está satisfeito? Como o processo da digestão demora 4 hs, como é que  o corpo informa ao que os nutrientes estão presentes? O desejo diminuído de comer é conhecido como  saciedade, e o corpo envia uma série de sinais de saciedade para que você saiba quando parar de comer. 
Sensores localizados no estômago e no fígado deixam o corpo saber que os nutrientes estarão vindo brevemente.  Receptores de estiramento no estômago enviam informações sensoriais para o tronco cerebral, alertando seu corpo que o estômago está cheio. Os fatores psicológicos também desempenham um papel importante. Após ingerir um grande prato de espaguete, comer mais espaguete parece ser muito desagradável. O desejo de comer alimentos que você sabe que tem um gosto bom é muitas vezes confundido com a necessidade de comê-lo. Depois de consumir uma satisfatória refeição de sete pratos, que fez você se sentir "cheio", por que você iria continuar a comer quando a sobremesa é trazida para a mesa? Você já cumpriu o pedido do seu corpo para o alimento, por isso certamente não tem nada a ver com a sua necessidade fisiológica. Uma ideia abstrata sobre hábitos alimentares envolve "as férias", um período de três meses em que grandes quantidades de alimentos estão disponíveis em quase todo o tempo em um lugar determinado. Por que continuamos a preparar e comer tanta comida ano após ano durante as férias, quando sabemos que não é necessário ao nosso bem-estar físico? Porque esses rituais fazem parte dos costumes que definem a nossa cultura e sociedade, e uma vez que somos membros dessa sociedade, a nossa participação nos rituais é uma expressão da celebração. 
A memória pode fornecer uma explicação possível. Lembrando-se como você se sentiu a última vez que você comeu sobremesa pode acionar o seu desejo de se sentir daquele jeito de novo, se a reação foi favorável. E, considerando a quantidade de açúcar usada para se fazer a maioria das sobremesas a sensação que se sente depois de comer a sobremesa é semelhante ao sentimento de euforia.

AUTORES PROSPECTIVOS 


Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologista – Neuroendocrinologista 
CRM. 20611 

Dra Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM. 28930


Como Saber Mais:
1.
 Quando você está com fome, você come. Parece que é um processo simples e direto, mas a realidade é que o motivo da fome é influenciado por fatores biológicos, psicológicos, culturais e sociais...
http://diabetesmellitustipo2cia.blogspot.com/

2.
 Agora que você sabe que está com fome, você se alimenta e como você sabe quando você está satisfeito...
http://gorduravisceral.blogspot.com/

3.
Uma ideia abstrata sobre hábitos alimentares envolve "as férias", um período de três meses em que grandes quantidades de alimentos estão disponíveis em quase todo o tempo em um lugar determinado...
http://drcaiojr.site.med.br

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:

Prof. Dr. João Santos Caio Jr – Van Der Häägen – Brazil, Dra Henriqueta Verlangieri Caio – Van Der Häägen – Brazil, São Paulo – Brasil, Prof. Dr. Frank Hu –epidemiologista da Faculdade de Saúde Publica – Harvard University - USA, Prof. Dr. Magid Ezzati – Epidemiologista e Estatista Imperial London Medical school – UK - 2011.

Contato:
Fones: 55(11) 5572-4848 / (11) 2371-3337 ou 9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
email : vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.brhttps://twitter.com/crescerei2

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17